Polícia investiga denúncia de negligência médica em morte de bebê em Itapipoca - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 25 de agosto de 2018

Polícia investiga denúncia de negligência médica em morte de bebê em Itapipoca

A Polícia Civil investiga denúncia de caso de negligência médica envolvendo a morte de um bebê no momento do parto, que aconteceu na quarta-feira (22), no Hospital São Camilo, em Itapipoca. Ouvida pelo Diário do Nordeste, uma fonte que pediu para não ser identificada afirmou que a família recebeu o corpo da criança com o rosto destroçado. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), comentou que a família percebeu "lesões provocadas na cabeça e no pescoço do bebê".

A fonte ressalta também que a mãe deu entrada na unidade de saúde para fazer oparto cesária, já que o "bebê estava atravessado", mas acabou fazendo parto normal. 

A avó da criança relatou para esta fonte ouvida pelo Diario do Nordeste que a filha chegou a desmaiar na hora do parto normal, quando o médico puxava a criança. Após isso, a equipe médica levou a mãe para o centro cirúrgico. Neste momento, a avó não pode mais acompanhar o parto e ficou aguardando. Duas horas depois, o hospital informou a ela que o neto já nasceu morto e entregou o corpo da criança enrolado em um pano e dentro de uma caixa. 

Ainda de acordo com informações apuradas pela reportagem, o hospital orientou para a avó do bebê que a família não abrisse a caixa e fizesse o velório da criança dentro do recipiente. Na quinta-feira (23), o pai do bebê, no momento do enterro, decidiu abrir a caixa e viu que o filho estava com o rosto destroçado e deformado. O Diário do Nordeste viu as imagens e, por conta das cenas fortes, decidiu não publicá-las. 

Indignado com a situação, o pai da criança registrou, na quinta-feira (23), um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Delegacia Regional de Itapipoca. O delegado da unidade, Dr. Pimentel, confirmou a denúncia.

"O corpo da criança já estava autorizado pelo hospital para ser velado. Mas a família não aceitou porque a face estava destruída e irreconhecível. Como é uma suspeita de um crime, o delegado plantonista determinou que fizesse exame cadavérico na Perícia Forense (Pefoce) de Fortaleza", explicou o delegado da Polícia Civil. 

Após a chegada da perícia, Dr. Pimentel comentou que a polícia foi ao hospital e solicitouprontuário do atendimento para instaurar o inquérito. O plantão do médico que fez o atendimento tinha finalizado, e ele já havia ido embora. O delegado disse que também aguarda o laudo cadavérico da Pefoce. "Depois disso vamos começar a escutar o médico e toda a equipe que fez o atendimento da mulher e da criança", pontuou o delegado, afirmando que o inquérito vai verificar se houve negligência e possível omissão por parte do hospital. 

Em nota, a SSPDS disse que, nesta sexta-feira (23), a diretoria do hospital foi escutada pela Polícia Civil e que, nos próximos dias, o obstetra deverá ser ouvido. A redação do Diário do Nordeste entrou em contato com o Hospital São Camilo, mas não conseguiu falar com a diretoria, nem com o médico que fez o parto. 

Confira nota da SSPDS na íntegra: 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) foi acionada, nessa quinta-feira (23), para atender uma ocorrência de possível morte de um recém-nascido, provocada por negligência médica, na cidade de Itapipoca – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). Conforme as informações repassadas pelos familiares, o corpo da criança foi entregue pelo hospital dentro de um caixa para ser sepultado, tendo a unidade informado para os familiares que não abrissem o recipiente. Contudo, durante o velório, as pessoas decidiram abrir a caixa e perceberam lesões provocadas na cabeça e no pescoço do bebê.

O caso foi registrado na Delegacia Regional de Itapipoca e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi acionada. O corpo da criança foi encaminhado para a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Pefoce, em Fortaleza, onde serão realizados os exames periciais determinantes para o andamento das investigações. Ainda nessa quinta-feira, a Polícia Civil realizou diligências e ouviu a diretoria do hospital. As demais partes envolvidas, entre elas, o obstetra que realizou o parto e a mãe da criança, serão ouvidos nos próximos dias. Mais detalhes serão divulgados no momento oportuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!