OMS tira a transexualidade da lista de doenças mentais - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 19 de junho de 2018

OMS tira a transexualidade da lista de doenças mentais

LGBT - bandeira - movimento - gay - luta - união homoafetiva (Foto: Gleb Garanich/Reuters)
OMS ATUALIZOU DEU MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS PARA RETIRAR A MENÇÃO À TRANSEXUALIDADE (FOTO: GLEB GARANICH/REUTERS)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou ontem (18) a transexualidade de sua lista de classificação de doença mental.

"A incongruência de gênero [como era chamada na lista] foi retirada da categoria de transtornos mentais do manual de Classificação Internacional de Doenças (CID) para ser inserida em um novo

Segundo a organização, classificar como doença mental pode estigmatizar as pessoas trans, e a decisão de deixar a transexualidade em um capítulo diferente do CID nasceu da necessidade de cuidados médicos, que podem ser melhor atendidos caso a transexualidade continue no manual.

A transexualidade foi colocada nesse novo capítulo "para dar espaço a condições ligadas à saúde sexual, que não tem necessariamente algo a ver com as outras situações codificadas no CID", explicou Lale Lay, coordenadora do time que cuida das problemáticas de adolescentes e das populações de risco.

A base da decisão está no "entendimento que não se trata de uma doença mental e ter deixado a incongruência de gênero no outro capítulo condenou" as pessoas trans.

Assim, a inserção em outro capítulo veio para "garantir o acesso a tratamentos de saúde adequados". A OMS publicou a nova revisão do CID em seu site, e a última versão, o CID-10, era de 1990.

https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2018/06/oms-tira-transexualidade-da-lista-de-doencas-mentais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!