quinta-feira, 26 de abril de 2018

Golpe do Bolsa Família se espalha no WhatsApp

Um novo golpe que está se espalhando principalmente pelo WhatsApp e promete benefícios ligados ao programa Bolsa Família já chegou a mais de 600 mil brasileiros em apenas 24 horas, de acordo com pesquisadores do dfndr lab, laboratório especializado em crimes virtuais da PSafe.

A mensagem promete uma recompensa no valor de R$ 954 para quem responder a um questionário com três perguntas sobre o programa do Governo Federal: “Você possui o cartão do Bolsa Família?”, “Você recebe todo mês?” e “Você conhece amigos ou parentes que recebam?”. Independente das respostas da vítima, ela é encaminhada para uma página exigindo que a mensagem seja compartilhada com dez amigos ou em dez grupos do WhatsApp.

Após isso, ela é enviada para um suposto site de cadastro com links para baixar programas maliciosos e potencialmente infectar o celular. Emilio Simoni, diretor do laboratório, diz que esse tipo de golpe utilizando a popularidade do WhatsApp tende a ganhar escala rapidamente. “Para se ter uma ideia, estamos bloqueando mais de 40 mil tentativas de acesso por hora”, disse. Os bloqueios foram feitos através do aplicativo dfndr security, antivírus fornecido pela empresa.

Outra forma de se proteger desses ataques é evitando a instalação de aplicativos baixados fora da Play Store, exceto nos casos em que você conheça e confie na empresa ou pessoa responsável pelo programa. Para Simoni, é importante também que as pessoas tenham o hábito de checar se as informações que estão compartilhando são verdadeiras.

Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

 
Subir
Copyright © 2015 NOTÍCIAS DE PENTECOSTE. Designed by Esgwebmaster