Com 255 mm, Icapuí registra volume de chuva histórico na cidade e no Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 14 de abril de 2018

Com 255 mm, Icapuí registra volume de chuva histórico na cidade e no Ceará

O município de Icapuí, no litoral leste do Ceará, tem o maior registro de chuva dos últimos 30 anos na cidade e o maior do Estado em 2018. De quinta para sexta-feira (13), foram registrados 255 mm, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Apesar de ser motivo de comemoração devido aos anos de seca no Ceará, a precipitação causou transtorno aos moradores devido a incapacidade da cidade em drenar a água da chuva. As informações são da Tribuna BandNews FM 101,7.

A chuva é a maior na cidade desde 1988, ano em que a Funceme passou a monitorar as precipitações no município.

Segundo o empresário Paulo Vitor, a forte chuva deixou várias famílias desabrigadas e ruas alagadas. “A população está ajudando a Prefeitura para que a cidade volte ao normal”, relata Paulo à rádio.

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explica que a atuação Zona de Convergência Intertropical contribuiu para a ocorrência da chuva e deve continuar no Ceará pelos próximos três dias.

“É possível que, nos próximos dias, tenha ocorrências de chuvas fortes e semelhantes. Tivemos chuvas parecidas na região do Cariri”, afirma o especialista. Segundo Fritz, as chuvas são comuns neste período do ano. “É normal para o período principalmente porque os meses de fevereiro a maio são a nossa quadra chuvosa”, afirma.

No ano passado, Icapuí já tinha tido forte volume de chuva, com 223,6mm. Anteriormente a maior chuva tinha sido em 2009, com 213 mm.

Além da Zona de Convergência, a área litorânea onde a cidade se encontra também influencia na ocorrência de chuvas. Diante do volume, Icapuí atingiu um volume de chuva 8% maior do que o esperado no mês de abril em apenas 13 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!