Campanha de vacinação contra influenza em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 24 de abril de 2018

Campanha de vacinação contra influenza em Pentecoste

No município de Pentecoste, a campanha de vacinação contra a influenza - vírus responsável pela pandemia mundial de gripe em 2009, que ficou conhecida como "gripe suína" - começou na manhã de segunda-feira (23) e se estenderá até 1º de julho.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Segundo o Ministério da Saúde, em 2018, até 14 de abril, foram registrados 392 casos de influenza em todo o país, com 62 óbitos. Do total, 190 casos e 33 óbitos foram por H1N1.

De acordo com a coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Pentecoste, Nelisa Chagas, nesta primeira etapa da campanha, estão sendo priorizadas pessoas idosas, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores de saúde, professores, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. As unidades de saúde funcionam a partir das 7h30min.

"Devemos lavar as mãos rigorosamente nesta época do ano para cortar a linha de transmissão de contato do vírus com outras pessoas", orienta a coordenadora. Acompanhe o vídeo a seguir:
Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!