Projeto desenvolvido por agricultor de Pentecoste ajuda a salvar bioma exclusivo do Brasil - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 24 de março de 2018

Projeto desenvolvido por agricultor de Pentecoste ajuda a salvar bioma exclusivo do Brasil

A biodiversidade da Caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrossilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, cosmético, químico e alimentício.

Apesar da importância, o bioma tem sido desmatado de forma acelerada, principalmente nos últimos anos, devido ao consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável para fins domésticos e industriais, ao sobrepastoreio e à conversão para pastagens e agricultura.

Na comunidade de Sítio do Meio, distante a 11 km do distrito Sede de Pentecoste, o agricultor Leonardo Alcântara acredita que o reflorestamento do bioma é importante para a preservação do meio ambiente. Com esse pensamento, ele levou o tema para ser discutido dentro da comunidade, tendo sido abortado na escola e igreja local.

Nesta II Semana Municipal das Águas e II Festa Anual das Árvores de Pentecoste promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leonardo apresentou um projeto de um viveiro de mudas de plantas frutíferas e nativas desenvolvido em um espaço do terreno da escola da comunidade. Na área, além do viveiro, ele planeja o cultivo de legumes e verduras orgânicas para auxiliar na merenda escolar. 

Para Leonardo Alcântara, o uso da educação ambiental deve ser aplicado no dia a dia, seja nas escolas, nas ruas, no trabalho, dentro de casa. A educação pode cumprir a tarefa de garantir a todas as pessoas o direito de desfrutar de um ambiente saudável.

O ambientalista conta que Sítio do Meio recebeu o investimento de R$ 2.500,00 da igreja, por meio da Cáritas Diocesana, e o secretário de Meio Ambiente Daniel Gomes ajudou na elaboração projeto, que hoje é denominado por uma frase simples, mas de grande significado: "Do meio do Sertão, caatingueiro de coração". Acompanhe o vídeo a seguir:
Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!