Em Pentecoste, a maior chuva do mês foi no Dia de São José - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 23 de março de 2018

Em Pentecoste, a maior chuva do mês foi no Dia de São José

Março é o período em que as precipitações mais se concentram sobre o Ceará. Porém, houve uma diminuição das chuvas no decorrer do mês. No último final de semana, por exemplo, choveu em apenas três municípios cearenses: Amontada, com 8 milímetros; e Catunda e Pentecoste, com 2mm cada um.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações diminuíram devido ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do Estado, fenômeno responsável por trazer água ao Ceará durante a quadra invernosa.

Em Pentecoste, a maior chuva do mês aconteceu na última segunda-feira, 19, Dia de São José, tendo sido observado pela Funceme 49mm. Em março, até o dia 22, choveu 114mm. Comparando esta data com o mesmo período do ano passado, houve uma diminuição de apenas 8mm.

Enquanto isso, a barragem do açude Pereira de Miranda comporta 3,10% da capacidade total de armazenamento, cerca de 11 milhões e 200 mil metros cúbicos de água. Com a redução das chuvas, consumo e evaporação, o reservatório perdeu apenas 300 mil metros cúbicos. Contudo, o saldo é positivo, pois o mês de fevereiro registrou chuvas acima da média em praticamente todas as macrorregiões do Ceará, configurando-se com um dos melhores períodos desde 2007, conforme dados da Funceme.

Para o trimestre que vai até maio, a Fundação prevê 45% de probabilidade de precipitações dentro da categoria acima da média. O final de semana deve ser de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões no decorrer do dia.

Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!