A 48 horas do Dia de São José, Ceará registra chuva em Pentecoste e mais nove municípios - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 17 de março de 2018

A 48 horas do Dia de São José, Ceará registra chuva em Pentecoste e mais nove municípios

Março, conhecido como o mês em que as chuvas mais se concentram no Ceará e que no dia 19 se celebra o Dia de São José, segue com precipitações abaixo da média. No intervalo entre as 7 horas dessa sexta-feira, 16, e o mesmo horário deste sábado, 17, choveu em apenas 9 municípios. Esse é o menor número já registrado neste mês.

A cidade com maior volume foi Ipaporanga, na região da serra da Ibiapaba, com 50mm. Essa foi a segunda maior chuva do ano na cidade, ficando atrás apenas dos 65mm do último dia 20 de janeiro. Entre esta sexta e sábado também choveu em Ipueiras (47.2mm), Ararendá (30mm) e Poranga (14mm). As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme a Funceme, após o início de março houve uma diminuição das chuvas devido ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do Estado. A previsão apresentada para os meses de março, abril e maio é de 45% de chuvas acima e 20% abaixo da média.

Para este sábado, a previsão é de nebulosidade variável com eventos chuva no litoral de Fortaleza, na região Jaguaribana e possibilidade de chuva no noroeste do Ceará. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. No domingo, há possibilidade de chuva na faixa oeste e sul do Estado. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado.

Dia de São José

Muita gente se pergunta porque o sertanejo espera por chuva no Dia de São José. Um fato científico explica: o dia 19 de março coincide com o início do equinócio de outono, que influencia positivamente na incidência de chuvas. Portanto há uma explicação para a expectativa por chuva no Dia de São José, comemorado nesta segunda, 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!