"Não há focos do Aedes Aegypti", diz secretário do Meio Ambiente sobre polêmica dos pneus no Clube Social - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 17 de fevereiro de 2018

"Não há focos do Aedes Aegypti", diz secretário do Meio Ambiente sobre polêmica dos pneus no Clube Social

Quanto mais cresce a frota de veículos, mais pneus inutilizados são jogados fora. Muitos proprietários de automóveis ainda não sabem como realizar o descarte de maneira adequada e acabam abandonando os pneus em áreas inapropriadas, contribuindo para a poluição do meio ambiente e a proliferação de insetos. 

No Clube Recreativo Municipal, também conhecido como "Clube Velho" ou "Clube Social", na rua Artur Moreira de Azevedo, nas proximidades da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, o espaço, antes utilizado para festas e eventos, há alguns anos passou a armazenar objetos danificados pertencentes ao patrimônio público e, por último, pneus recolhidos de borracharias e de descarte popular.

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pentecoste, realizada na última quarta-feira (14), o vereador Allan Galvão (PP), através de requerimento verbal, solicitou da Vigilância Sanitária e do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado no município pelo promotor de Justiça Dr. Jairo Pequeno Neto, a adoção de providências para a remoção dos pneus do Clube Social, com a justificativa de que, com a quadra chuvosa, o mosquito Aedes Aegypti pode se propagar e disseminar doenças.

Na rede social Facebook, o vereador Hailton Castro (PTC) compartilhou fotos do material após as chuvas e do documento protocolado na Câmara Municipal e enviado à promotoria. A publicação criou uma polêmica e gerou preocupação popular. Nos comentários, internautas criticam a forma com que o prédio está sendo utilizado. 

Procurado pela equipe do blog Notícias de Pentecoste, o secretário de Meio Ambiente Daniel Gomes disse que não há motivos para preocupação. Conforme Daniel, não há focos do mosquito da dengue no Clube, pois o espaço é verificado semanalmente. "Quem quiser verificar o clube, basta me procurar. Não temos nada para esconder". Ele explicou que, quando assumiu a pasta no ano de 2017, deu continuidade ao trabalho de coletas iniciado pela gestão da ex-prefeita Ivoneide Moura; renovou um convênio que a Prefeitura possui com a Audipecupe (Associação dos Usuários de Água do Distrito de Irrigação do Perímetro Curu); intensificou o processo de reciclagem e aprimorou o serviço para evitar que o material fosse parar em quintais e no lixão, a fim de impedir a propagação de doenças e da poluição do meio ambiente. 

"Mensalmente, são recolhidos em média 500 pneus. O número fez com que os dois galpões da Audipecute, no Posto Agrícola, utilizados para armazenagem, ficassem lotados. Para não interromper esse serviço prestado à população, o único local disponível na época, e que já estava armazenando temporariamente material da prefeitura, era o Clube", disse o secretário.

Além disso, Daniel Gomes relembra do reúso dos pneus promovido em agosto do ano passado. Naquela época, Nelson de Almeida, artesão da empresa PNelson, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, ensinou a reaproveitar os pneus e os transformar em objetos de decoração como cadeiras, poltronas, pula-pula, vasos para plantas e cestos de lixo.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, a empresa de reciclagem Reciclanip, localizada em São Paulo, enviará um caminhão nos próximos dias para a coleta dos pneus, que já somam mais de nove mil. Como contrapartida, a Prefeitura Municipal deve dispor da mão de obra para colocar o material no veículo e, futuramente, criar um posto de coletas para o armazenamento dos pneus, que deverão ser recolhidos constantemente logo após atingir dois mil. Acompanhe o vídeo a seguir:
Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!