Jovens de Uruburetama recebem nova Escola Estadual de Educação Profissional - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Jovens de Uruburetama recebem nova Escola Estadual de Educação Profissional

Foi com muita chuva que os jovens do município de Uruburetama receberam um equipamento todo moderno para o ensino básico e preparatório para o mercado de trabalho. Trata-se da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Auday Vasconcelos Nery, que teve a inauguração oficial na manhã desta quinta-feira (9), com a presença do governador Camilo Santana. Para construir, equipar e mobiliar a unidade de ensino, o investimento foi de R$ 8,8 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual.

O chefe do Executivo falou sobre a importância da educação como agente transformador e também anunciou novas obras para o município. “Estou aqui autorizando a compra de mais livros para as escolas de Ensino Médio de Uruburetama. Também autorizei a construção da estrada até aqui no valor de R$ 25 milhões. Esta semana começou o ano letivo da rede estadual e inauguramos, em Fortaleza, a primeira escola vertical. Toda quinta-feira vamos entregar uma escola nova no Ceará. Fazemos isso porque acreditamos que não existe caminho melhor para criar uma sociedade justa. Tivemos alunos de escolas públicas passando em universidades federais do país todo. Aproveito para informar que estou levando o programa de Areninhas para todos os interiores e estou liberando uma miniareninha para a cidade. Também vou liberar a construção de uma brinquedopraça para as crianças e recursos para obras de asfaltamento e sinalização”.

A EEEP de Uruburetama oferta sete cursos técnicos: Agropecuária, Agronegócio, Comércio, Finanças, Informática, Rede de Computadores e Secretário Escolar. O espaço tem capacidade para receber até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. A estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática.

Os alunos do 3° ano, Lucas Rian, do curso técnico de Rede de Computadores; e Maiane Sousa, do curso de Secretaria Escolar; realizaram uma apresentação no laboratório de Química para o governador em que, no final, aparecia uma frase surpresa. “Pensamos em várias frases para esta experiência e chegamos à conclusão que nenhuma delas é melhor do que ‘A Educação Transforma Vidas’. Ela representa este momento e somos agradecidos pela oportunidade de estar hoje aqui”, explicaram.

Orgulhosa, Régia Ávila, professora da dupla, ressalta que a vivência tem sido rica em todos os sentidos. “Esta inauguração veio na hora ideal, pois temos dados para mostrar. A vivência tem sido de muito trabalho, compromisso e seriedade. Esses três fatores trouxeram resultados no Spaece, no Sisu, conquistando vagas nas universidade federais e também na Uece. É um trabalho que transforma vidas e tem uma devolução para a sociedade”.

O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destacou que a nova escola já colhe ótimos frutos do ensino que vem sendo praticado. “Passei aqui nesta escola há 15 dias e quando vi a energia dos professores e alunos, disse que o governador teria que vir para a inauguração. Eles sabem da importância do equipamento, não só pela beleza, mas pelo trabalho que vem sendo feito. Todos os sábados aqui tem aula de Português para alunos de 9° e 1° ano. Daqui saiu o primeiro lugar dos cursos de Engenharia Mecânica e Farmácia da UFC. A escola pública que o governador vem construindo leva esperança aos jovens. É uma honra e alegria fazer parte dessa equipe”.

Estiveram também presentes na solenidade o secretário da Fazenda, Mauro Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Albuquerque; os deputados estaduais Carlos Felipe, Leonardo Araújo, Manoel Duca e Robério Monteiro; o prefeito de Uruburetama, Hilson de Paiva, entre outras autoridades.
A rede de escolas profissionais oferta 53 cursos técnicos para 91 municípios cearenses na Capital e no Interior, com o atendimento de 50 mil jovens atendidos. No último ano, o Governo do Ceará propicia o estágio curricular obrigatório e remunerado para os alunos.

Ao todo, 4,5 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com o atendimento de 15 mil estudantes. A empregabilidade dos alunos dessas escolas e o ingresso nas Universidades é de 60,8% .

O currículo desenvolvido em uma EEEP é composto por disciplinas da base nacional comum (Ensino Médio), da formação profissional, além de uma parte diversificada, que abrange componentes curriculares como: Empreendedorismo, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Formação para a Cidadania, Projetos Interdisciplinares, Horários de Estudo, Língua Estrangeira Aplicada.

Uma em cada três escolas funciona em tempo integral no Ceará. Neste ano, já são 228 das 716 escolas estaduais com a jornada prolongada, beneficiando cerca de 76 mil alunos. Dessas, 117 são Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), que ofertam cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!