Secretário de Meio Ambiente de Pentecoste fala sobre trabalho realizado em 2017 e planos para 2018 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Secretário de Meio Ambiente de Pentecoste fala sobre trabalho realizado em 2017 e planos para 2018

Nesta quinta-feira, 11, durante o programa Pentecoste em Foco entrevistamos o secretário do Meio Ambiente Daniel Gomes da Silva. Durante a transmissão, Daniel falou sobre ações de sua pasta realizadas em 2017 e dos planos ambientais para o ano de 2018.

Em 2017, a secretaria desenvolveu projetos de educação ambiental. O secretário relembra do "Projeto das Mudas", que visa a redução do nim indiano, árvore abortífera de insetos e animais, que também prejudica o solo. A equipe criou um plano de educação ambiental, que foi executado em escolas e pelas ruas do município.

Para Daniel, sua equipe, que conta apenas com oito pessoas, é incapaz de atender toda a demanda de Pentecoste, que possui extensão territorial de 1378 km². Por esse motivo, para simples trabalhos como o de separar o lixo e cuidar do quintal, é necessário o empenho da população, já que, segundo ele, a constituição garante a obrigação humana de cuidar do meio ambiente.

Na XV de Novembro, esgotos a céu aberto banham ruas do bairro. O problema não é recente, e o secretário informa que o município até tem um plano de saneamento com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), mas é só um plano. "Isso, infelizmente, é para médio e longo prazo. A gente sabe que nós estamos vivendo um período de dificuldade financeira, com recursos escassos e pouco acessíveis à população", admite Daniel Gomes.

Para 2018 e 2019, a secretaria tem planos de implantar um programa de coleta seletiva, que deverá ser desenvolvido até o final de fevereiro, visando a redução de resíduos sólidos no lixão; o projeto de saneamento básico, para o interior e a sede, que visa universalizar cisternas escolares, que comportam até 52 mil litros e serão implementadas em escolas de comunidades rurais; licenciamento ambiental, que assegura recurso para que a secretaria possa efetuar ações técnicas e ambientais; construção e um fundação cooperativa de catadores, centro de triagem de resíduos sólidos e ecoparks. Acompanhe o vídeo:

Por Amadeus Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!