Açude Pereira de Miranda está com quase 1% no volume de água; agricultores dizem que em 2018 haverá bom inverno; Funceme ainda não informou prognóstico - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Açude Pereira de Miranda está com quase 1% no volume de água; agricultores dizem que em 2018 haverá bom inverno; Funceme ainda não informou prognóstico

O açude Pereira de Miranda está com aproximadamente 1,12% de sua capacidade de armazenamento, que é de 360 milhões, ou seja, cerca de 4 milhões e 5 mil metros cúbicos, conforme informa o Portal Hidrológico do Ceará.

Mesmo no volume morto, pescadores ainda lutam para tirar do açude o sustento da família. Nos finais de semana, o local é palco de visitas de turistas e pentecostenses, que aproveitam o clima agradável, ventilado, para tomar banho, beber e pescar.

Para o homem do campo, de experiência e que acompanha os sinais da natureza, o próximo inverno poderá ser acima da média, fará uma grande recarga no reservatório e garantirá uma boa safra aos agricultores.

Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, existe um resfriamento nas águas do oceano Pacífico equatorial. A diminuição da temperatura é uma das características do fenômeno La Niña, responsável pelo aumento nas chuvas do Nordeste, que poderá se formar até o final de 2017. Ainda de acordo com Raul, a probabilidade de haver o fenômeno El Niño, que agrava a seca nordestina, é baixa.

Para alguns meteorologistas, especialistas americanos e europeus, pelo que tem sido observado, a próxima La Niña poderá ser de categoria fraca, sem capacidade de proporcionar um bom inverno e extinguir a seca, pois o fenômeno deverá ter uma curta duração, tendo término estimado já no mês de março de 2018.

"O Pacífico não é o único oceano monitorado para prognósticos de chuvas no Ceará", destaca Fritz. As condições do Atlântico são mais importantes e são previstas com menor antecedência, já próxima da estação chuvosa. Águas mais aquecidas na porção abaixo do Equador são favoráveis ao Ceará.

Entre as diversas ações voltadas para tentar minimizar os impactos da estiagem e garantir a segurança hídrica do Estado, o Governo do Ceará entregou, no início de novembro, cinco Estações Móveis de Tratamento de Água (ETAs) para garantir água potável às cisternas de famílias das comunidades rurais do Estado em situação de emergência. As máquinas novas foram adquiridas em Israel através de convênio, e atendem a processos de dessalinização, descontaminação e purificação da água bruta.

Três dos equipamentos serão utilizados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em águas continentais, tratadas pelas ETAs e armazenadas nas cisternas de beneficiários do Projeto Paulo Freire. As outras duas máquinas são destinadas à Cagece, no tratamento de águas com altos índices de salinidade, inclusive da água do mar.

A Funceme informou que a previsão oficial para a quadra chuvosa de 2018 deve ser divulgada somente entre no final de dezembro ou no início de janeiro. Acompanhe o vídeo a seguir:
Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!