Museus e artistas declaram apoio ao MAM após investigações do Ministério Público - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Museus e artistas declaram apoio ao MAM após investigações do Ministério Público

Em apoio ao Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, artistas e perfis nas redes sociais de outros equipamentos culturais estão compartilhando a #somostodosmam com imagens em defesa do equipamento. Na última sexta-feira, 29, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) abriu inquérito civil para investigar as denúncias contra o museu.

A polêmica ocorreu após apresentação de Wagner Schwartz na performance “La Betê”, uma releitura da obra “Bichos” de Lygia Clark. O artista carioca ficou despido diante de um público convidado a interagir. Um vídeo gravado na última terça-feira, 26, mostra uma criança, que estava acompanhada pela mãe, interagindo com o corpo nu do artista.

No perfil do Facebook do MPSP, o órgão informava que a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da capital paulista instaurou inquérito civil para apurar o ocorrido. “De acordo com as denúncias recebidas, o museu estaria expondo crianças e adolescentes a conteúdo impróprio, uma vez que um homem estaria pousando totalmente sem roupa e o público seria convidado a tocá-lo, inclusive crianças”, ressalta o MPSP. O promotor Eduardo Dias solicitou ao MAM informações sobre a mostra e a classificação etária da exposição.

Também na última sexta, o Museu de Arte Moderna de São Paulo voltou a usar seu perfil no Facebook para divulgar uma nota pública. O MAM reitera que a performance não possui conteúdo erótico e que a área foi devidamente sinalizada sobre a nudez. “Esclarecemos que a criança que aparece no vídeo que circula nas redes sociais não integrava a performance e participou das interações sob supervisão de sua mãe”, pontua a nota.

Museus e artistas

Os equipamentos culturais Museu de Arte de São Paulo e Museu de Arte do Rio de Janeiro, também se solidarizaram com o MAM. A atriz e cineasta Maria Ribeiro, e a artista plástica Adriana Varejão usaram o Instagram para o protesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!