Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo promove oficina de reaproveitamento de pneus velhos - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo promove oficina de reaproveitamento de pneus velhos

Quanto mais cresce a frota de veículos, maior é o descarte de pneus inutilizados. Muitos proprietários de veículos ainda não sabem como realizar o descarte de maneira adequada e acabam abandonando os pneus em áreas inapropriadas, contribuindo para a poluição do meio ambiente e a proliferação de insetos. 

Os componentes utilizados em sua fabricação podem durar milhares de anos para se decompor e desaparecerem de forma natural. Além do enorme problema ambiental, pelo risco de contaminação do ar, do solo e do lençol freático, o acúmulo de pneus no ambiente constitui também grave ameaça à saúde pública devido à sua relação direta com a propagação de doenças.

Devido a quantidade de pneus que são descartados de forma inapropriada em Pentecoste, a administração pública passada realizou coleta e armazenamento. Neste ano o Secretário de Meio Ambiente, Daniel Gomes da Silva, intensificou a reciclagem do material. Conforme informou em entrevista, são recolhidos mensalmente, do lixo e em borracharias, cerca de 500 pneus.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu, nesta primeira semana de agosto, uma oficina de artesanato tendo como matéria-prima pneus velhos desgastados.

Nelson de Almeida, artesão da empresa PNelson, em parceria com a prefeitura municipal, ensinou a reaproveitar os pneus e a transformar em objetos de decoração como cadeiras, poltronas, pula-pula, vasos para plantas e cestos de lixo.

Para o artista, fazer objetos não é fácil, mas é uma satisfação. Sobrevivendo da própria arte, ele descobriu o talento após um momento de dificuldade financeira. "Eu tinha pedido a Deus um emprego. Eu sozinho um dia em casa vi 33 pneus que um amigo meu tinha deixado. Peguei o facão da minha esposa e comecei a cortá-los. Aí fui descobrindo o meu talento", contou. Conforme relatou em entrevista, nos 11 anos de artesanato conseguiu reaproveitar cerca de um milhão de pneus.

Para Vera, que participou da oficina, o trabalho contribui para o combate ao Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. "Tantos pneus que tem aí afora só juntando mosquito da dengue. Ao invés de está sendo deposito de proliferação do Aedes, vamos fazer artesanato com eles?", convidou.

O secretário acredita que a consciência ambiental pode gerar lucros. "A população de Pentecoste precisa começar a encarar o lixo como resíduo. Esse material pode ser uma fonte alternativa de geração de emprego e renda.", destaca Daniel Gomes.

Ele reitera, também, que a responsabilidade ambiental não pertence somente aos Órgãos Públicos, mas a cada um cidadão pentecostense. A Secretária de Meio Ambiente está trabalhando para que os aprendizes desta oficina possam ensinar populares.

Registramos a reutilização do material, confira:
Telefone para contato da PNelson: (85) 9.8731-9458

Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!