Semana do Meio Ambiente em General Sampaio é um sucesso; Chico Cordeiro lança desafio para prefeitos de Apuiarés, São Luís do Curu, Pentecoste e Tejuçuoca - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Semana do Meio Ambiente em General Sampaio é um sucesso; Chico Cordeiro lança desafio para prefeitos de Apuiarés, São Luís do Curu, Pentecoste e Tejuçuoca

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A proposta deste ano é se jogar na natureza, uma maneira de senti-la de perto e compreender a importância de preservar: #EstouComANatureza, e você?

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de General Sampaio, realizou, na manhã de domingo, 04 de junho, no balneário do município, a abertura da Semana do Meio Ambiente.

O prefeito Chico Cordeiro, alguns diretores de escolas municipais, estudantes e visitantes, marcaram presença no primeiro dia de atividades voltadas à educação ambiental.

No evento, foi apresentada uma engenhoca desenvolvida visando o descarte apropriado do lixo. Similar à lixeiras seletivas, porém, mais eficaz, com maior capacidade e acionada por uma alavanca, o mecanismo facilita o uso e impede que o usuário se suje ao despejar o lixo.

Ao longo da história a relação entre o homem e o seu meio foi item de fundamental importância na chamada luta pela sobrevivência. Segundo Flávio Pereira, Secretário do Meio Ambiente, a sobrevivência dos animais e do homem depende muito da natureza. Na atual situação, a vida de ambos está em risco. A poluição do solo, água e natureza são os fatores que contribuem com a degradação do ecossistema. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. 

Devido a falta de recursos financeiros, em General Sampaio, como em várias outras cidades cearenses, a forma de descarte do lixo continua sendo ultrapassada e incorreta. Os resíduos domésticos são lançadas diariamente no meio ambiente sem qualquer cuidado especial, ou seja, tem seu destino final em um lixão.

Em entrevista, ele conta que tem tentando, junto ao prefeito, conseguir recursos do Governo Federal, para investir em meios alternativos voltados a reciclagem dos materiais sólidos. 
Para Zé Cordeiro, secretário de Infraestrutura, o processo de reciclarem gera riquezas e contribui para a preservação do ambiente. Os materiais mais reciclados são o papel, o plástico, o vidro e o alumínio. A coleta seletiva auxilia na redução da poluição do solo, do ar e da água. 

Conforme Zé Cordeiro, incentivando a pratica de esporte e atividades físicas, será construído um espaço voltado para a realização de trilhas. A obra será feita abrangendo o percurso entre a bica e a parede do açude.
A açude de General Sampaio, encontra-se com 83 milhões de metros cúbicos, sendo 25% de seu volume total. Por ser um dos reservatórios que mais recebeu água no inverno de 2017, o Comitê de Baciais dos Estado do Ceará, decidiu que parte do recurso será liberado para abastecer cidades vizinhas que estão com reservatórios em volume morto ou com pouca água.

Chico Cordeiro, prefeito de General Sampaio, lança desafio para todos os prefeitos(as) da região do Vale do Curu. A proposta é ajudar no processo de limpeza do Rio Curu, para torná-lo perene novamente e então contribuir com o abastecimento dos outros municípios. 

Por: André Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!