sexta-feira, 28 de abril de 2017

Deu no Diário do Nordeste: Dez integrantes da GDE são capturados em Pentecoste

Dez homens presos entre a última quarta-feira (26) e ontem, em Pentecoste, seriam membros da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). Segundo o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto, o Ministério Público, em parceria com a Polícia Civil, investiga se o grupo estaria planejando "alguma ação criminosa" no município. A facção assumiu a autoria da maior série de ataques da história do Ceará, que resultou em 31 veículos incendiados, além de danos a instituições públicas e privadas, ao longo de quatro dias.

A Polícia identificou a localização dos suspeitos através de uma denúncia anônima. Inicialmente, conforme o major Adrianizio Paulo de Oliveira, imaginou-se que seriam apenas dois suspeitos. Contudo, ao chegarem ao local, os PMs se depararam com os demais suspeitos.

As equipes da Polícia Militar ocuparam o entorno da residência e capturaram os homem, por volta das 17h30 de quarta-feira, no bairro Nova Jerusalém. A última prisão ocorreu na tarde de ontem. Os presos foram identificados como Wescley Wagner Mota Barbosa; Francisco Wellington Sousa Maciel; Rafael Felipe Sousa; João Gabriel Maciel dos Santos; Jeferson da Silva Pinheiro dos Santos; Raul Anderson Domingos Bezerra; Pedro Vitor do Nascimento Pinheiro; Francisco Jovanir Freitas de Castro; Wladimir Souza Fiuza, o 'Vavá'; e Antônio Roger de Souza Abreu.

Segundo a Polícia, todos possuíam antecedentes criminais e quatro deles eram foragidos da Cadeia Pública de Pentecoste.

Com o grupo, foram apreendidos, dois revólveres calibre 38, munições e drogas. Os detidos responderão por posse ilegal de arma, tráfico de drogas e associação criminosa. O local onde eles estão custodiados não foi revelado pelas autoridades como medida de segurança, para evitar possíveis articulações de resgate, mas o promotor Jairo Pequeno Neto afirmou que os suspeitos "estão sendo direcionados para unidades prisionais na Região Metropolitana de Fortaleza". O promotor Jairo Pequeno Neto disse ainda que a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) foi informada da prisão e irá acompanhar o caso.

Resgate

Entre os envolvidos, está Wladimir Souza Fiuza, o 'Vavá'. O homem foi preso em 2015, no bairro do Quintino Cunha. De acordo com o major Adrianizio, ele participou de uma tentativa de resgate a detentos em um presídio localizado no município de Itaitinga. Wladimir supostamente estaria, também, envolvido com o tráfico de drogas no bairro Picuí, no município de Caucaia.

O major também aponta que os órgãos de Segurança suspeitam das motivações de 'Vavá' no município. "O grande questionamento é por que esse homem estava em uma casa com outros oito membros da facção, justamente em Pentecoste", disse.

Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

Matérias produzidas por estagiários

 
Subir
Copyright © 2015 NOTÍCIAS DE PENTECOSTE. Designed by Esgwebmaster