Sessão na Câmara Municipal de Pentecoste: 23/02/2017 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Sessão na Câmara Municipal de Pentecoste: 23/02/2017

Sessão na Câmara Municipal de Pentecoste, registrada no dia 23 de fevereiro.

Os 13 vereadores eleitos compareceram à Sessão Ordinária. Usaram a tribuna os vereadores(a): Torres Carneiro; Manoel Forte; Zezim Xavier; Zeca Mota; Kinzim do Edilardo; Jefferson Castro; Allan Galvão; Hailton Castro; Pedro Cardoso e Valdelice Braga.

Torres Carneiro foi o primeiro a utilizar à tribuna. Sábado, 18 de fevereiro, Allan Galvão e Torres Carneiro foram ao distrito de Matias, para ver como está a situação na comunidade Providência. Ele conta que ficou impressionado com a quantidade de pessoas presentes na reunião, aproximadamente 60 (sessenta), diferente de quando foram pela primeira vez, que tinha apenas duas. "O povo perdeu o medo", afirmou. Foi formada uma comissão, no objetivo de deslocar-se ao Fórum Desembargador Eurico Monteiro, situado na sede de Pentecoste, para uma audiência na próxima quarta-feira, 01 de março.

Torres conta que ligou para o prefeito Bosco Tabosa e, "colocou as cartas na mesa" em relação ao que a comunidade estava sentido. Disse que o gestor tem um papel a ser cumprido e o muro que separa as pessoas do banheiro público (o banheiro foi demolido por ordem do Padre Ramalho) precisa ser derrubado pela Justiça, pois o terreno é de propriedade da Igreja. 

"Eu não posso ficar em cima de muro, eu tenho que tomar um posicionamento e, o meu posicionamento é dar sustentação ao prefeito Bosco, mas primeiro o meu compromisso é com o povo. Se o Bosco tiver alguma coisa que contrarie os interesses do povo eu não vou marchar junto com ele não!", disse Torres.

O vereador também diz que o Padre Ramalho está agindo de forma arbitraria: "ele tá proibindo o povo de plantar; a comunidade tá dizendo que ele quer entupir o cacimbão". Torres Carneiro concluiu a fala dizendo "plante o bem e você vai colher o bem amanhã; plante o mal e ele também vai chegar".

O vereador Manoel Forte usou a tribuna e, apresentou 04 (quatro) requerimentos ao Poder Público: o 1º solicita a construção de um calçamento na rua Maria Gomes da Silva, situada no bairro Pedreira; o 2º solicita o reparo da bomba do poço da comunidade Providência; o 3º solicita uma Audiência pública sobre a reforma da previdência, no dia 07 de março, às 9:00 horas e, o 4º requerimento solicita a volta do ortopedista Dr. Célio para o hospital maternidade Vale do Curu.

O vereador Zezim Xavier  usou a tribuna e parabenizou o vereador Torres Carneiro, pelo discurso e o vereador Manoel Forte, pelos projetos apresentados.

O vereador Zeca Mota usou a tribuna e disse que o seu requerimento de um fisioterapeuta vai servir muito para as comunidades Providência e Mulungu.

O vereador Kizim do Edilardo apresentou 03 (três) requerimentos: o 1º solicita um carro da saúde, destinado ao transporte dos moradores das comunidades Carnaúba e Xixá; o 2º solicita a limpeza do canal situado na localidade Serrota; o 3º solicita ao Pode Executivo a realização do projeto "Mobiliza Pentecoste", na Serrota e na Vila Maracajá. Diz também ser a favor do Estatuto do Servidor Público.

O vereador Jefferson Castro usou a tribuna e reforçou o requerimento feito em relação a sinalização próximo a creche, a fábrica e o posto de saúde da Serrota. Aproveitou a oportunidade e agradeceu aos vereadores que marcaram presença no encontro da UVC (União Dos Vereadores Do Ceará) e, disse que o seminário foi de grande importância para informar quais os deveres e os direitos de um vereador.

O vereador Allan Galvão usou a tribuna e solicitou explicações do Poder Público a cerca da paralisação da obra de pavimentação iniciada no bairro São Pedro. Ressaltou ser totalmente a favor do Estatuto do Servidor Público. Disse que não pode acontecer "atropelo regimental" e "atropelo de matérias" que atribulam a Casa Legislativa. "Cheguei um pouco mais de 9:00 horas, os vereadores estavam reunidos com o senhor prefeito, nenhum problema, diga-se de passagem, mas com a emenda pronta". Ele disse que não fará votação às pressas e não votará em projeto sem que haja uma análise aprofundada. 

Dr. Allan Galvão também se referiu a emenda que altera o horário das Sessões Ordinárias. A proposta mudaria para sexta-feira, às 18:00 horas, segundo ele, alguns vereadores não foram a favor da ideia e sugeriram alterar para quarta-feira, assim foi feito, a emenda foi apresentada. Ele ressalta que o horário deve ser o mais conveniente à população, para que as pessoas possam comparecer; não o horário e dia que for melhor aos legisladores.

O vereador Hailton Castro usou a tribuna para cobrar resposta do Poder Público em relação a construção da creche, no bairro Planalto, pois segundo o próprio, a cada dia que passa a situação da construção piora, "estão quebrando, roubando materiais, eu queria que o senhor prefeito tomasse uma posição urgente sobre isso", afirmou. Requisitou um carro da saúde para atender às comunidades Vila Maracajá, Lagoa de Dentro, Olho D'água, pois as localidades estão com grande necessidade. Em relação a mudança de horário das sessões, ressaltou que deve ser um horário propicio ao povo.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, usou a tribuna e inicialmente parabenizou os vereadores que estão trabalhando no sentido de revolver a situação da Providência. Enquanto presidente e em acordo com os demais vereadores, disse ter vontade de fazer uma Sessão Itinerante, começando pela Providência, que seria uma boa iniciativa para discutir o problema supracitado e, posteriormente outras comunidades. Comentou a importância da Audiência pública sobre a segurança realizada em Apuiarés e disse estar realizando os devidos procedimentos, para realizar uma em Pentecoste. 

A vereadora Valdelice usou a tribuna e falou que as estradas que permitem acesso a zona rural estão em péssimas condições e que a prefeitura dispõe de máquinas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e pode realizar os trabalhos. Disse que o responsável pelas máquinas gosta de falar dela e do esposo João Flávio: "ele está sendo pago pela prefeitura é pra ver problema de estrada e concertar, é pra isso que ele está recebendo o recursozinho dele. No pacote, não inclui a vereadora Valdelice não", afirmou. Mesmo não sendo bom para ela, a vereadora Valdelice concluiu dizendo votará a favor da mudança de horário das sessões.

Os requerimentos supracitados foram votados e aprovados por unanimidade.

No vídeo a seguir, confira todas as falas dos vereadores e tudo que aconteceu na sessão:

Por: André Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!