Entrevista com a prefeita de Pentecoste: entenda onde foram parar os recursos do município - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Entrevista com a prefeita de Pentecoste: entenda onde foram parar os recursos do município

Na manhã desta segunda-feira, 26 de dezembro, gravamos uma entrevista na Prefeitura Municipal de Pentecoste, com a prefeita Maria Ivoneide Rodrigues de Moura.  Se sua internet é lenta, tem limite ou você não tem tempo de assistir um vídeo de mais de uma hora, o texto a seguir contém as principais falas e informações passadas pela prefeita. Vale ressaltar que todas as informações, perguntas e falas, você encontra no vídeo.

Inicialmente a gestora fez uma explanação de suas obras de combate à seca: citou a construção de 72 poços profundos perfurados e seus respectivos locais de funcionamento, que abrange diversas comunidades do município, ressaltou que falta ser construído 09 poços; foi realizada a construção de  várias cisternas; segunda a própria, ainda há 04 carros-pipas em funcionamento nas comunidades em que as cisternas secaram, ainda falta ser construída 06 cisternas. 

A prefeita disse que a sua "marca registrada" está na educação: "Eu peguei, em 2013, a situação das escolas no nosso município em precariedade muito grande no nível intelectual, afirmou Ivoneide; a mesma disse ter feito, em 2013, uma revolução na educação, "trocamos diretores, trocamos alguns coordenadores, mudamos a coordenação do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) e fizemos parceria com duas empresas que vieram prestar grande colaboração no projeto 'Asas da Leitura', onde as crianças foram motivadas a ter o hábito de ler"; em 2014, participaram da bienal do livro e lançaram um escrito pelos estudantes; Ivoneide alega que, atualmente há 12 escolas públicas de Pentecoste que são reconhecidas como "escolas nota 10", no Estado do Ceará, e que todas as 39 escolas do município estão no "verde escuro"(nível de alfabetização desejável pelo PAIC); concluiu que entregará para a próxima gestão, escolas em nível de educação desejado pelo Governo; encerrou a fala sobre os feitos relacionados à educação com a seguinte frase, "Não se pode pensar no crescimento de uma cidade, se a gente desprezar a educação.

No que se refere saúde em Pentecoste, a prefeita afirma que: "É obrigação do gestor zelar pela saúde, fazer a educação do município. Essa é uma obrigação, os recursos entram; estamos no Brasil em uma crise política e principalmente financeira, mas eu assumi em 2013, em outubro, tive que abrir a UPA (Unidade de Pronto Atendimento)e de lá para cá, até hoje, a UPA está atendendo à população de Pentecoste com dois médicos diários, plantões de 24 horas, atendendo em uma média de 350 a 400 pessoas, isso nos dá a certeza de que nós estamos fazendo diferente". 

Comentou também sobre ocorrências de acidentes: "no Ceará, quando a gente abre a televisão, no noticiário, a gente vê que as pessoas morrem nos corredores dos hospitais por falta de atendimento, por falta de leito, principalmente por falta de UTI (Unidade de Tratamento Intenso), mas a gente vê também que isso não é culpa nem do Governo do Estado, nem do Governo Federal, a culpa é dos 'tempos' mesmo. Hoje em dia, a grande quantidade motos, que circula nos interiores do município, na sede do município, no estado mesmo, isso têm provocado a grande demanda de acidentes que ocorre. Realmente, o Ceará, não dispõe de muitos leitos e de hospitais suficientes que vai do interior. Mas aqui em Pentecoste, a gente tem tido a satisfação e o privilégio das amizades também; as vezes nós temos acidentes fatais, mas aqueles que ainda merecem cuidados médicos, a gente tem mandado e realmente o número de óbitos tem sido muito pouco. Então, o nosso trabalho aqui no município, a gente pode dizer, tanto na UPA quanto no hospital, não tem faltado remédios. Pode diminuir alguma quantidade de remédios, mas não os da nossa responsabilidade aqui no município. 

Falou sobre a conquista de um carro, que leva pacientes diariamente para realizar exames em Caucaia. Ressaltou que o município conta com carros alugados que levam enfermos, para que seja realizado o tratamento de doenças. "Temos feito o possível para que as pessoas sejam tratadas com dignidade, com carinho, com muito respeito. "A gente conseguiu dois postos de saúde, que são mini hospitais; um na Providência e outro na sede do município, que está localizado no bairro São Pedro", concluiu a prefeita, sobre as obras relacionadas à saúde, em Pentecoste.

"Elevamos o nível no cadastro do pessoal que é da agricultura familiar e bolsa família, fizemos o nosso dever. Acho que o município cumpriu a sua responsabilidade, fez parcerias e cumpriu as parcerias, tudo isso está bem encaminhado, para que o próximo gestor não venha dizer que nós paramos no tempo", concluiu a prefeita.

No anexo a seguir você pode conferir as obras iniciadas, concluídas e entregues, pela gestão Construindo o Futuro:
Sobre a falta de atendimento na UPA de Pentecoste, que aconteceu no último final de semana, devido a falta de pagamento de alguns funcionários, a prefeita disse que: "Ao adentrar na prefeitura, eu tomei logo as providências quando eu soube desse pequeno incidente. Ocorreu o seguinte, sexta-feira passada foi passado a ordem de pagamento para o Banco do Brasil, o que foi que o Banco do Brasil fez? O Banco do Brasil tirou do dinheiro dos médicos o empréstimo do consignado, assim que cheguei aqui (na prefeitura) eu liguei para o gerente e ainda estou esperando uma resposta deles; porque eu não admito que o Banco tenha a liberdade de pegar uma folha de pagamento e usurpar do valor, o dinheiro do pagamento dos médicos."

O Estatuto do Servidor Municipal tem gerado polêmicas nas redes sociais, principalmente pelo áudio do advogado do SINDSEP, Valdecy Alves, a administradora aproveitou a oportunidade para repudiar o áudio e em seguida, desafiou o advogado a provar que ela tem o dinheiro para realizar o pagamento dos servidores; acrescentou, "quando a onça morre, todo cachorro mija em cima". Concluiu dizendo, "eu vou entregar o mandato, mas a mulher fica, a mulher de vergonha, a mulher responsável, a mulher de caráter, a mulher que respeita desde da criança, o pobre, o velho, todas as pessoas, eu respeito todo mundo".
A fala completa, com mais perguntas e informações passadas pela prefeita você pode conferir no vídeo da entrevista.

No vídeo a seguir, você pode conferir a entrevista completa, que foi realizada na última segunda-feira, dentro do prédio da prefeitura :

Por: André Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!