Estudantes criam programas gratuitos que ajudam crianças no aprendizado escolar - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Estudantes criam programas gratuitos que ajudam crianças no aprendizado escolar


Aliar a tecnologia ao ensino de crianças e jovens tem sido uma prática cada vez mais adotada. E foi com a intenção de auxiliar estudantes nesse aprendizado que uma turma do 2º semestre do curso de Redes de Computadores, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Canindé, criou três programas de computador para ajudar os alunos.

Ao todo, a turma é composta por 19 alunos. Os programas “Programando em C”, “ESPING” e “StudyMath” foram desenvolvidos em cerca de um mês, sob orientação do professor Álisson Linhares, durante a disciplina de Programação Estruturada.

ESPING

De acordo com Mirelly Oliveira, uma das responsáveis pelo programa ESPING, o objetivo do trabalho é criar parceria com os outros cursos, para juntos desenvolverem novos projetos que venham a aprimorar o aprendizado em diversas formas. “Os programas também servem para as pessoas saberem que os estudantes daqui são capazes de desenvolver programas que atendam às necessidades de alguém”, explica.

O ESPING foi desenvolvido para crianças entre seis e dez anos. Utilizando desenhos, jogos e quebra-cabeças, o programa busca, de forma simples e dinâmica, ensinar palavras e expressões idiomáticas para iniciantes em Inglês e Espanhol. 

StudyMath

Já o StudyMath foi criado a fim de melhorar a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Médio na disciplina de Matemática, por meio de resumos e perguntas relacionadas ao conteúdo escolhido pelo usuário. O programa é apenas um protótipo, portanto não possui todos os conteúdos abordados na escola, mas está aberto a sugestões para futuras atualizações através do e-mail studymathif@gmail.com. “Ele pode ser usado pelos alunos de Licenciatura em Matemática para poder ensinar”, exemplifica Luciana Almeida, estudante de Redes e desenvolvedora do programa.

Programando em C

Por fim, o “Programando em C” foi criado visando a melhorar a aprendizagem principalmente dos alunos do primeiro semestre do curso de Tecnologia em Redes de Computadores. “É a parte básica do nosso curso. Quem vê de fora acha que tudo é muito estranho, mas é algo que qualquer um pode usar”, defende Andreza Rodrigues, uma das responsáveis pelo programa, que ensina os comandos básicos para se programar na linguagem C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!