sábado, 15 de outubro de 2016

Tem início Campanha Anti-Rábica de Vacinação para cães e gatos em Pentecoste

Tem início hoje (15/10/16) a partir das 8:00h, a Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal em Pentecoste. Na oportunidade deverão ser vacinados os animais de estimação, cães e gatos, a partir dos três meses de idade. A vacinação é anual e garante proteção contra a raiva, uma das mais graves doenças que pode ser transmitidas ao homem pelos animais.


O que é a Raiva?

A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura. É preciso compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão da doença. Animais silvestres (sagüis, raposas, morcegos) também podem causar a doença.


Quais os sintomas da Raiva?

Normalmente os animais infectados pela raiva, acabam morrendo entre 7 a 10 dias após os sintomas. Os principais sinais clínicos da raiva são: mudança de hábitos e/ou comportamento (o animal passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual), agressividade, salivação (baba) e paralisia. É importante salientar que nem todo cão ou gato que saliva está com raiva. No caso dessa doença, ocorre paralisia dos músculos faciais, o que impede a deglutição da saliva, daí a impressão do animal estar babando.


O que fazer em caso de agressão?

De maneira geral, diante de um caso de mordedura ou arranhadura por qualquer animal, a primeira providencia a ser tomada, e altamente eficaz, é lavar o ferimento com água e sabão, pois dificulta a penetração do vírus nos tecidos mais profundos, impedindo que ele atinja as terminações nervosas por onde se propaga. Em seguida deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima para realização de atendimento médico. O médico irá avaliar o risco que o animal agressor apresenta e se é necessário fazer o tratamento anti-rábico no paciente.


Como prevenir a Raiva?

A raiva não possui um tratamento depois que animal foi infectado, por isso o mais adequado é prevenir. A melhor forma de prevenção é a vacina anti rábica que deve ser feita anualmente. Outra medida importante é manter seu animal de estimação domiciliado e não solto nas ruas.


Passadas as dicas amigos e amigas que acompanham o Blog Notícias de Pentecoste, só resta agora levar seu animalzinho de estimação ao Posto de Vacinação mais próximo de sua casa. Lembrem-se: a raiva mata e a melhor forma de prevenção é vacinar! Cuidando da saúde de seu animal, você estará cuidando da saúde de sua família!


Daniel Gomes

Editor - Blog Notícias de Pentecoste

Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

Matérias produzidas por estagiários

 
Subir
Copyright © 2015 NOTÍCIAS DE PENTECOSTE. Designed by Esgwebmaster