Setembro Amarelo: campanha busca conscientizar população sobre o suicídio - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Setembro Amarelo: campanha busca conscientizar população sobre o suicídio

Um grupo de voluntários esteve no sábado passado ( dia 3) na Praça dos Estressados, na Av. Beira-Mar, para divulgar a campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar as pessoas a respeito do suicídio. Foram distribuídos panfletos com informações e orientações a respeito das principais causas foram repassadas às pessoas que caminhavam pelo local.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias, no Brasil, 32 pessoas tiram a própria vida. A organização, no entanto, afirma que a 9 a cada 10 casos podem ser evitados.
 
Segundo o voluntário Mário Brandão, a chave para a prevenção é a educação. "Sem educação a gente não vai a lugar nenhum. A depressão, apesar de ser uma doença intrínseca nossa, também faz parte da educação", afirmou.
 
As principais causas do suicídio são transtornos mentais e psicológicos que incluem a depressão, o alcoolismo, o uso de drogas, dificuldades financeiras e até mesmo fatores genéticos. "As doenças psiquiátricas estão muito associadas ao risco de suicídio. Outras situações de pessoas que vivenciaram perdas de uma pessoa querida, perdas financeiras, perdas de um status social, também podem desencadear essa ideia de que sua vida não tem saída", declarou a psiquiatra Valéria Novais.
 
Segundo a médica, alguns sinais podem ser observados e ajudar na prevenção. "A pessoa tem sintomas. Tristeza, perda de interesse nas coisas que sempre gostou de fazer, tende a se isolar, fica mais lentificada e com pensamentos pessimistas", comentou.
 
Campanha nacional
 
O Setembro Amarelo tem o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. A campanha ocorre desde 2014 no mês de setembro por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela. Há uma atenção especial no dia 10 deste mês, que é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Fonte: Tv Diário 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!