Pentecoste não está a salvo: A seca que ninguém pediu afetará mais de 2 milhões de cearenses - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 10 de setembro de 2016

Pentecoste não está a salvo: A seca que ninguém pediu afetará mais de 2 milhões de cearenses

(A morte do gado pelo efeito da seca. Fonte: Internet)
Muito se fala em seca, principalmente por parte da população e infelizmente pouco tem sido feito para economizar água. Moradores de Pentecoste estão sofrendo com o efeito negativo que causa a falta desse recurso, pois famílias de alguns dos bairros já sofreram e de vez em quando sofrem com a ausência de água, vale ressaltar que todos irão sofrer por um tempo indeterminado de forma direta ou indireta, se não chover.

Os bairros mais conhecidos pela falta de água na sede de Pentecoste são Pedreiras e Santa Inês, essa informação é baseada no número de reclamações por parte dos moradores, pois segundo eles, há temporadas que passam mais de três dias sem cair uma gota de água da torneira.

Se na sede acontece isso, imagine por um minuto a situação vivida por famílias que compõe as comunidades mais afastadas. Nas zonas rurais existem aqueles que não possuem sistemas de armazenagem de água ou poços profundos, esses são as que mais sofrem, pois precisam andar muito para obter uma água suja e tem aqueles que compram com o próprio dinheiro, uma água de qualidade um pouco melhor, isso custa caro por mês.
(Vídeo de alguns meses atrás)
Segundo informações do Portal Hidrológico do Ceará, o açude Pereira de Miranda está com aproximadamente 0,60% de sua capacidade total, isso significa que em pouco tempo, os canos não levarão água até você.
(Açude Pereira de Miranda com 1% de sua capacidade)
Em menos de 4 meses, o volume de 1% caiu para 0.6, essas informações são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), uma informação que deveria causar preocupação e deixar todos em alerta, surpreendentemente, quando saiu a notícia de que a capacidade estava em 1%, não causou o impacto devido.
(Nível de água do Açude Pereira de Miranda. Fonte: Portal Hidrológico do Ceará)
Um açude em volume morto, mata, e a vítima pode ser você. Os poços profundos não têm água infinita. Mesmo com a quantidade de poços existentes, ainda há famílias passando sede. Os próximos dias de existência do açude, dependerá da ação de cada um de nós, poderemos estender por mais alguns meses ou acabar em algumas semanas.

(Fonte de imagem: Internet)

Veja onde você pode economizar:

  • Água - Escovando os dentes
Com torneira aberta por 5 minutos, você gasta mais de 20 litros de água;
Dica: Escove os dentes com a torneira fechada, enxague a boca com um copo de água; Utilizando 4 copos de água – aproximadamente 1 litro de água.
  • Lavando o rosto e as mãos
Com torneira aberta durante 1 minuto você 15 litros de água;
Dica: Coloque um tampão na pia e faça do lavatório um tanquinho. Com água na pia tampada e torneira fechada você gasta mais ou menos 1 litro de água
  • Fazendo a barba
Ao fazer a barba em 5 minutos, com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar 80 litros de água;
Dica: A economia está em usar a pia com água tampada e torneira fechada assim, o gasto de água para fazer a barba cai para 2 litros de água.
  • Tomando banho
Chuveiro ligado por 10 minutos gasta mais de 110 litros de água;
Dica: limite seus banhos em aproximadamente cinco minutos e feche o chuveiro enquanto se ensaboa. Com esses cuidados o consumo de água cai.
Existem pessoas que carregam baldes com água suja (quase lama) para suas casas, isso não é um fato que acontece nos outros países, é uma realidade dessa região.  
  • Lavar a louça
Com torneira meio aberta por 15 minutos é gasto mais 120 litros de água;
Dica: Ao lavar a louça, limpe os restos de comida dos utensílios com uma esponja e deixe de molho; Ensaboe tudo e abra a torneira para enxaguá-las; Máquina de lavar louça – ligue somente quando estiver com sua capacidade total preenchida.
  • Lavar o carro
Com mangueira, com torneira não muito aberta, por 30 minutos é gasto mais de  216 litros de água;
Dica: para reduzir, lave o carro uma vez por mês com balde de água.
  • Limpar a calçada e ao redor da casa
Com esguicho forte por 15 minutos são gastos cerca de 279 litros de água;
Dica: Utilize a água reaproveitada da máquina de lavar, você está estará economizando mais de 100 litros. Usando a vassoura para varrer os resíduos permitirá muita economia de água.
  • Lavar roupas
No tanque, com torneira meio aberta, por 15 minutos são gastos cerca de 279 litros de água;
Dica: Mantenha a torneira fechada ao esfregar e ensaboar as roupas; Evite lavar a roupa aos poucos; Deixe a roupa de molho para retirar a sujeira pesada.
(Mulher sofrendo com a falta de água. Fonte: Internet)

Pense bem antes de gastar água de maneira irresponsável, denuncie para a CAGECE quem faz isso. Essa representação da foto poderá ser você, poderá ser qualquer um de nós em um futuro próximo.
(Créditos do vídeo: Diário do Nordeste)


Por: André Barros

2 comentários:

  1. a reportagem e muita interessante, mas o trabalho dos vereadores e de fiscalizar e não fazerem politica com as necessidade de pessoas que são usadas no periodo eleitoral.

    ResponderExcluir
  2. a reportagem e muita interessante, mas o trabalho dos vereadores e de fiscalizar e não fazerem politica com as necessidade de pessoas que são usadas no periodo eleitoral.

    ResponderExcluir

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!