segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Itapajé: SAAE instala motobomba mais potente no Ipuzinho e eleva capacidade de adução de água em 40%





Diante da demanda e da impossibilidade de adução de volume de água necessária para abastecer a contento a sede do município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapajé (SAAE), adotou uma medida até certo ponto ousada para minorar os efeitos do racionamento. O diretor da Autarquia Municipal, Carlos Ribeiro, decidiu instalar um novo conjunto de motobomba, mais potentes, de modo a turbinar a adutora do açude Ipuzinho. A tecnologia, inspirada em experiências bem sucedidas adotadas pela SABESP, empesa de abastecimento do Estado de São Paulo, já está em teste. De acordo com Ribeiro o risco de rompimento dos canos é calculado e até agora o sistema se comporta dentro do esperado.

A nova motobomba elevará a capacidade de adução no Ipuzinho em até 40%, de 170 m3/h para aproximadamente 240 m3/h em horários de pico. É importante salientar que o sistema de adução do reservatório foi improvisado a partir da antiga tubulação do Sítio Escorado e conta com canos subdimensionados. A solução definitiva para o problema é a construção de uma nova adutora.

Nova Adutora

O projeto técnico da adutora da barragem Ipuzinho, em Itapajé, foi elaborado pelo Governo do Estado no segundo semestre de 2013 e licitado em 2014, mas até agora não saiu do papel. O projeto contempla uma adutora em ferro fundido, com diâmetro de 350 milímetros, extensão de 2.165 metros, com bomba de potência de 40cv, vazão de 125 litros por segundo (l/s), e ainda ampliação da estação de tratamento do SAAE. O valor global da obra é de R$ 2.698.744,89.

Durante visita do Governador Camilo Santana a Itapajé, no dia 05 de setembro, para participar de cerimônia de Inauguração da Escola Adriano Nobre, Carlos Ribeiro teve a oportunidade de solicitar pessoalmente ao Chefe do poder Executivo a construção do equipamento.

Via: Mardem Lopes

Compartilhe com seus amigos:

Postar um comentário

Matérias produzidas por estagiários

 
Subir
Copyright © 2015 NOTÍCIAS DE PENTECOSTE. Designed by Esgwebmaster