Fortaleza tem alta de 500% nas mortes por arma de fogo em 10 anos - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Fortaleza tem alta de 500% nas mortes por arma de fogo em 10 anos

Fortaleza ocupa o primeiro lugar no ranking de capitais com a maior taxa de mortes provocadas por arma de fogo no Brasil. A capital cearense possui índice de 81 mortes para cada cem mil habitantes. A informação é do Mapa da Violência 2016, que envolve dados, que vão de 2004 a 2014.
O documento mostra que o número de homicídios por arma de fogo em Fortaleza saltou de cerca de 400, em 2004, para mais de dois mil, dez anos depois, quase quatro vezes mais ocorrências.
Segundo o sociólogo Ricardo Moura, da Universidade Federal do Ceará, entre os fatores desse aumento da criminalidade estão a expansão do tráfico de drogas, o crescimento urbano desordenado e o desenvolvimento econômico que provoca desigualdade.
Apesar da liderança nacional de Fortaleza, dados da Secretaria da Segurança Pública do Ceará registram redução de 17% dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais entre 2014 e 2015, quando foi implantados do programa Em Defesa da Vida, que realiza trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros.
Já Recife, que em 2004 liderava a lista entre as capitais, caiu para a 13ª posição. A capital com menor taxa de homicídios foi Boa Vista, em Roraima, com nove mortes para cada 100 mil habitantes.
Entre os estados, o Rio de Janeiro que em 2004 liderava a lista, caiu para a 15ª posição. E Santa Catarina foi o estado com menor taxa de homicídios por arma de fogo em 2014. Foram registradas sete mortes para cada 100 mil habitantes.
Dados do estudo apontam Alagoas como o estado mais violento para a população negra. A cada 13 vítimas de homicídio, 12 eram negras. A capital alagoana teve a segunda maior taxa de homicídios por arma de fogo em 2014 entre as capitais brasileiras, com 73 mortes para cada 100 mil habitantes.
Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!