Previsão: pouca chuva no Carnaval - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Previsão: pouca chuva no Carnaval

Contrariando os prognósticos, agricultores do Interior do Ceará vão aproveitar o feriado para plantar

por Honório Barbosa - Colaborador

A maioria dos agricultores, pequenos produtores rurais do Sertão Central do Estado do Ceará pretende passar o Carnaval plantando milho, feijão, sorgo e até mamona

Iguatu. Durante o Carnaval, o sol deve predominar na maior parte do Ceará para alegria dos foliões. O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que atua no Estado desde a semana passada perdeu intensidade, o que explica a tendência de chuvas isoladas nas regiões litorânea e serranas de Baturité e da Ibiapaba. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgada nesta sexta-feira (5).

De acordo com as projeções da Funceme, entre hoje, sábado, e a terça-feira (9), haverá predomínio de sol com poucas nuvens na maior parte do Estado. Para a faixa litorânea e regiões serranas de Baturité e da Ibiapaba, a previsão aponta nebulosidade variável, com eventos de chuva isolada. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Queda na intensidade

A Funceme registrou, ontem, chuva de baixa intensidade em apenas sete municípios. Nos últimos três dias, ocorreu redução na quantidade de cidades banhadas pela chuvas e no índice de pluviometria. O meteorologista da Funceme, Leandro Valente, explicou que houve o deslocamento do VCAN, que favorecia a ocorrência de chuvas no Estado. "É um sistema de mudança rápida e outro já está em formação, daí a necessidade de se acompanhar diariamente a previsão do tempo", explicou.


Se o centro do VCAN estiver sobre o Estado não favorece a ocorrência de precipitações. "As chuvas são verificadas nas bordas do Vórtice", disse Valente. O principal sistema causador de precipitações durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio) é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que ainda permanece afastada.

De acordo com a Funceme, ontem foram registradas chuvas em Quixadá, Quixeramobim, Maracanaú, Caucaia e São Gonçalo do Amarante, sendo a maior de apenas 3 mm. Os dados demonstram a baixa intensidade das precipitações.

Plantio no período

A terra está molhada e o roçado arado. É hora de plantar. O tempo continua nublado, a chuva caindo em algumas regiões e, apesar do pessimismo meteorológico para a quadra chuvosa, a maioria dos agricultores, pequenos produtores rurais do Sertão Central pretende passar o Carnaval plantando milho, feijão, sorgo e até mamona. As sementes selecionadas do programa Hora de Plantar já foram distribuídas na maior parte dos municípios da região.

Conforme o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), no Sertão Central, Francisco Albany Rolim, a agilidade na distribuição das sementes fornecidas pelo governo do Estado para os pequenos produtores rurais está ocorrendo graças à antecipação do atendimento e a logística implantada nos escritórios da Empresa. Apesar do reduzido número de funcionários e técnicos, todos estão se esforçando para fazer uma distribuição rápida.

No caso de Quixeramobim, onde está concentrado o maior número de produtores beneficiados com o programa, 2.960, a entrega das sacas de 20Kg de milho, 10Kg de feijão e 10 ou 20Kg de sorgo (dependendo do tamanho do rebanho) foi realizada em oito dias. As últimas sementes foram distribuídas na quinta-feira (4).

Mais informações:

Funceme
Telefone: (85) 3101-1088
Ematerce
Telefone: (85) 3101-2416

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!