ESTUDO APONTA QUEM PERDE E QUEM GANHA ELEIÇÃO DE DEPUTADOS NO CEARÁ - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

domingo, 14 de setembro de 2014

ESTUDO APONTA QUEM PERDE E QUEM GANHA ELEIÇÃO DE DEPUTADOS NO CEARÁ

Segundo o estudo do Diap, Moroni Torgan é considerado um dos candidatos competitivos do DEM nestas eleições FOTO: FERNANDA SIEBRA

Três partidos que não têm representação na bancada cearense da Câmara dos Deputados poderão eleger candidatos a deputados federais nessas eleições, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O estudo tem como base informações específicas dos candidatos, como apoio financeiro, pertencimento a grupos políticos e influência, antecipando a tendência de composição da Casa.

Conforme a projeção do Diap, o DEM deverá eleger um candidato. Moroni Torgan, ex-deputado federal e candidato a prefeito de Fortaleza em 2012, é apontado como postulante mais competitivo da sigla. Já PHS e PRB poderão eleger até um deputado cada: Adail Carneiro (PHS) e Ronaldo Martins (PRB), ambos deputados estaduais.

O estudo aponta que o partido do governador Cid Gomes, o PROS, poderá ter novamente a maior bancada entre os deputados cearenses na Casa nestas eleições, podendo eleger de quatro a seis parlamentares. Na configuração atual, o PROS têm a maior bancada cearense da Casa, com cinco deputados. PT e PMDB vêm em seguida, com quatro representantes cada.

A associação pondera que o PT poderá perder um representante e o PMDB eleger mais um. A bancada petista, formada por Artur Bruno, Eudes Xavier, José Airton e José Guimarães, deverá diminuir para três ou dois deputados. Com a saída de Artur Bruno da disputa, já que ele concorre à vaga na Assembleia Legislativa, o estudo aponta a ex-prefeita Luizianne Lins como candidata competitiva, juntamente com os atuais deputados da legenda.

Suplentes

Segundo o levantamento, o PMDB deverá eleger de quatro a cinco parlamentares, sendo destacados os candidatos Paulo Lustosa e Zé Gerardo, ambos suplentes, como possíveis eleitos, assim como os atuais deputados Aníbal Gomes, Danilo Forte, Mário Feitoza e Mauro Benevides.

Além da reeleição dos representantes do PROS na Casa (Antonio Balhmann, Ariosto Holanda, Domingos Neto, Edson Silva e Vicente Arruda), o Diap avalia Leônidas Cristino, ex-ministro da Secretaria de Portos, como um dos mais competitivos.

Pela previsão, a bancada do PCdoB deverá eleger um ou dois deputados. Composta por Chico Lopes e João Ananias, caso a bancada permaneça do mesmo tamanho, Ananias, que não disputa a reeleição, deve ser substituído pelo senador Inácio Arruda.

Já o PP e o PSD são apontados como siglas que podem perder a representação na Casa. O atual representante progressista, José Linhares, é candidato a primeiro suplente de Mauro Filho ao Senado, enquanto o deputado federal Manoel Salviano (PSD) não se candidatou a nenhum cargo nessas eleições.

Eugênio Rabelo e Chagas Macedo, ambos do PP, são considerados competitivos. Almircy Pinto, presidente estadual do PSD, é indicado como postulante que poderá ser eleito pelo partido.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!