Açude Pereira de Miranda tem apenas 12,52% da sua capacidade! - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Açude Pereira de Miranda tem apenas 12,52% da sua capacidade!


 O Açude Pereira de Miranda que fica na cidade de Pentecoste e foi inaugurado no ano de 1957, pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek, com uma capacidade de 395.638.000m³, e abrangendo uma Bacia  hidrográfica de 5.700a, está vivendo dias  de agonia.

Com um assoreamento de mais de 10% de sua capacidade, o que representa 35 milhões de metros cúbicos, a capacidade atual do Açude Pereira de Miranda é de apenas 360,000,000m3, o que já motivo de  grande preocupação.



 Como se não bastasse o assoreamento, os dejetos que todos os dias são despejados em suas águas oriundos dos esgotos a céu aberto do bairro XV de Novembro, das toneladas de ração para peixes, do lixo que é jogado em suas águas provenientes de embalagens usadas, ainda tem o agravante de enfrentar uma das piores secas dos últimos 50 anos, o que contribuiu bastante para que o volume de água minguasse drasticamente.
Um dos maiores açudes do estado do Ceará que é o Pereira de Miranda, hoje conta com apenas 12,52% de sua capacidade o que representa 45.077.684 metros cúbicos de água, sendo que para perenizar o rio suas comportas liberam 1.000 litros de água por segundo e mais 1.271 litros por segundo para alimentar o canal que abastece várias comunidades.

Como os pequenos e médios açudes da região estão todos secos, nosso Pereira de Miranda tem a missão de suprir estas necessidades onde mais de 30 carros pipas são abastecidos todos os dias com água tratada pela Cagece de Pentecoste.

Está mais do que na hora de todos darem as mãos e zelar pelo bem mais precioso que tem o Vale do Curu e lutarmos por uma conscientização para que nosso tesouro seja revitalizado e possa continuar distribuindo vida ainda por muitas gerações.


Com informações do DNCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!