Sítios Novos entra na história pelo esgoto do Lixo Químico - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sítios Novos entra na história pelo esgoto do Lixo Químico


Uma ameaça silenciosa e na maior parte das vezes invisível, o lixo tóxico produzidos pelas indústrias se constitui num dilema ambiental insolúvel. 

Na semana passada, enquanto delegações do mundo todo debatiam o futuro do planeta, o município de Caucaia decidia que os dejetos químicos das industrias do Pecém seriam depositados na comunidade de Sítios Novos. 

Se reportarmos a história nós vamos lembrar de quem há 18 anos protagonizou o maior acidente químico da história, deixando um rastro de três mil mortos entre os 90 mil habitantes da cidade indiana de Bhopal. 

Diante da gritaria dos manifestantes e do coro dos cidadãos sitionovenses, os representantes em Audiência Pública diziam que não havia nada que pudesse ser feito e que a despeito da revolta da população o Lixo ia ser depositado na comunidade de Sítios Novos. 

O cardápio de agressões inclui contaminação por benzeno, chumbo, zinco e mercúrio, derramamento de óleos e de dejetos químicos em rios cujas águas desembocam nas torneiras da população. 

Sabe-se o que se espera, “O cenário é de adoecimento, incapacitação para o trabalho, morte lenta e gradual”, Para completar, a SEMACE, Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, veio confortar a população que deveria se sacrificar para atender aos anseios do crescimento. 

Chega a ser revoltante, a gente fica imaginando o que passa na cabeça das pessoas que tomam esse tipo de decisão, o descaso perante a vida humana, assemelha-se a um ato nazista, será que eles vão condenar a comunidade dos Sítios Novos transformando-o num imenso campo de concentração ou seja campo de condenados. 

Como será a vida das nossas gerações futuras. A comunidade dos Sítios Novos sempre se considerou preterida pelos representantes políticos mas dessa vez foi desferido contra ela o golpe de misericórdia.

Por Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!