Deu no Jornal O POVO: Mudança de Escola gera protesto - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Deu no Jornal O POVO: Mudança de Escola gera protesto

EDUCAÇÃO EM PENTECOSTE

Mudança do local das aulas de crianças e adolescentes da cidade. Eles preferem que as aulas continuem na igreja e em uma associação

Emmanuel Macêdo
Enviado a Pentecoste emmanuelmac@opovo.com.br

Cerca de 80 pessoas estiveram munidas de faixas e cartazes durante a manhã de ontem em frente a sede da Prefeitura de Pentecoste, a 100 quilômetros de Fortaleza, para protestar contra a mudança do lugar onde os alunos da localidade do Sítio do Meio assistem aulas. Eles desejam que as 81 crianças e adolescentes continuem a freqüentar a igreja e a sede da associação dos moradores do que a transferência para a região de Macambira, distante cinco quilômetros. A Prefeitura reformou cinco escolas, entre estas, a de Macambira. Os manifestantes rejeitam a mudança pela distância e dificuldade de transporte. "Os meninos vão assistir aula de pau-de-arara. Se a escola ficar mais longe, vai ser pior", relata Aldenir Moreira, um dos manifestantes. De acordo com a secretária de Educação Lucilene Menezes, a cidade possui escolas novas sem receber aula por falta de aluno. "Queremos transferir para poder formar turmas", diz.Bernardo Pinto, um dos organizadores da manifestação, diz que a grande preocupação é com relação aos estudantes. "Não tem condição de mudar o local da escola principalmente porque é difícil conseguir


F O T OS IGOR DE MEL

O prefeito João Bosco Pessoa saiu do escritório para conversar com as pessoas e melhorar os ânimos. Logo em seguida os manifestantes deixaram o local. As pessoas não aceitam a mudança da escola pela distância de cinco quilômetros. O protesto foi pacífico.

Transporte.

Está funcionando bem, pra que mexer? Sem contar que a estrada para a nova localidade é péssima", protestou. O prefeito João Bosco (PRB) diz que a mudança é porque não há condição das aulas continuarem onde estão. "Os alunos têm aula na igreja e na sede da associação dos moradores. Estamos com uma escola nova em Macambira e parada", relata. "Além disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) exige uma quantidade mínima de alunos matriculados na escola para repassar os recursos. No Sítio do Meio tem turma com um e dois alunos", completa o prefeito. Questionado por O POVO sobre a qualidade do transporte, João Bosco prometeu que micro-ônibus serão comprados. "A Prefeitura já vai comprar esses ônibus", fez questão de garantir.

A Polícia acompanhou de longe a manifestação.

De acordo com levantamento feito pela Prefeitura, algumas séries na localidade do Sítio do Meio possuem apenas um aluno.

As pessoas ficaram cerca de 7 horas em frente a Prefeitura.

O Manifestantes preferem permanecer nas salas improvisadas caso não haja transporte escolar digno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!